Tendência Omni Channel no Varejo e E-commerce

O conceito Omni Channel vem para revolucionar o mercado de varejo. Os consumidores hoje estão conectados em diversos canais, denominado como consumidor multicanal. Esse novo tipo de consumidor exige que uma empresa, seja ela em loja física, online ou mobile, ofereça a mesma experiência de atendimento ao cliente em todos os canais, de modo a escolher o meio mais favorável e confortável para realizar a compra.

O que é Omni Channel?

Omni Channel é a integração entre todos os canais de uma empresa, a fim de oferecer ao consumidor a mesma experiência de compra, independente do meio utilizado. Ou seja, é uma padronização do site, loja física e aplicativo mobile, para que a experiência do cliente não seja paralisada por quaisquer diferenças, facilitando o processo e proporcionando a possibilidade de preferência da escolha, já que não importa qual meio será utilizado, e sim, se o cliente foi conquistado pela experiência. Nesse novo conceito, o foco está no cliente e sua experiência com a marca.

Por que o comércio varejista precisa investir no conceito Omni Channel?

No contexto de Omni Channel, o foco está voltado para o consumidor e sua experiência com a marca, logo, o foco não é o produto. Quando falamos de consumidor multicanal, estamos falando de um consumidor exigente, que não procura somente o melhor produto, mas sim o melhor atendimento, que tenha mais facilidade, conforto, praticidade e vantagem agregados ao serviço prestado e à experiência vivida. Investir em Omni Channel garante que cada centavo investido para proporcionar uma melhor experiência, faça com que se ganhe destaque no mercado e parta na frente com um diferencial, conquistando não só um cliente, mas sim, agora, um fã. Ou seja, faz com que o engajamento com a empresa seja mais do que uma relação consumidor-loja, e sim fã-marca. Simplesmente por conta da experiência de interação mais direta com a empresa resultante dos canais de venda, que resulta na fidelização de clientes e maior engajamento.

Como investir no Omni Channel?

Para oferecer o serviço Omni Channel é preciso integrar áreas internas da empresa, por exemplo, gestão administrativa agregada à logística, para que haja sinergia e padronização de informações em todas as lojas, tanto físicas quanto virtuais, na questão de estoque, preço, disponibilidade de produtos, qualidade, entre outros.

O sistema Omni Channel funciona graças às APIs, que integra diversos canais distintos, garantindo a mesma interface em diferentes dispositivos, seja no computador, tablet ou smartphone, independente da plataforma. Permitindo que seja efetivada essa integração do cliente, possibilitando o trânsito pelos canais, sejam virtuais ou físicos.

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