Economia dos Aplicativos
A Economia dos Aplicativos (Application Economy) está gerando um grande impacto positivo sobre os resultados das empresas que investem neste novo paradigma. A Transformação Digital, inserida na nossa sociedade como um verdadeiro fascínio por dispositivos móveis, redes sociais e todo tipo de tendência de tecnologia, revolucionou nosso dia a dia, a forma como nos relacionamos no trabalho, nas escolas e faculdades, nos estabelecimentos comerciais e no círculo social em que vivemos.
Mas o que é exatamente a Economia dos Aplicativos? O uso de APPs está enraizado no nosso cotidiano, e transforma o relacionamento em qualquer âmbito que você esteja inserido. O uso em grande massa de dispositivos móveis possibilitou a proliferação do consumo de aplicativos de todos os tipos, impulsionando os negócios dos empreendedores que investem no lançamento desses softwares. “A Economia dos Aplicativos é uma megatendência mundial que consiste em um movimento dos consumidores para fazer tudo o que for possível por meio de apps.” cita Marcel Bakker, diretor executivo de vendas da CA Technologies na entrevista com a EF.
Um estudo realizado em 2014 pela CA Technologies em parceria com a Vanson Bourne mapeou, em 13 países, 1.450 empresas líderes dos seus segmentos dentre elas: finanças, saúde, manufatura, varejo, telecomunicações e entretenimento, e revela que as organizações que se adentraram na Economia dos Aplicativos (24%) conquistaram resultados consideravelmente melhores que outras organizações que ainda não aderiram à essa tendência como necessidade de adaptação ao mercado veemente, totalmente impactado pela 4ª Revolução Industrial, a Era dos Aplicativos!
E estamos preparados para a 4ª Revolução Industrial? Segundo os números da pesquisa, sim. No Brasil, o índice de empresas que abraçaram a Economia dos Aplicativos foi de 89%! E a inovação já traz resultados: de acordo com o estudo, essas corporações têm, em média, 106% mais receita, 68% mais lucratividade e 50% mais novos negócios do que aquelas que ainda não despertaram para essa tendência. Quanto aos consumidores, encontram-se mais de 190 milhões de usuários de dispositivos móveis e quase 38,8 milhões de smartphones ativos, classificando o Brasil como 5ª potencia mundial no uso de aparelhos móveis, e com isso, deixando outros países para trás também em questão de número de aplicativos baixados. Outro dado interessante ressaltado na pesquisa é a quantidade de aplicativos desenvolvidos pelas empresas em 2013: no mundo, 51% das empresas que responderam o estudo lançaram pelo menos 4 novos aplicativos. No Brasil, 51% das organizações entrevistadas lançaram pelo menos cinco novos aplicativos no mesmo período.
E a inovação não se baseia somente em aplicativos, também se propagam por meio do desenvolvimento de novas estratégias baseadas em conceitos modernos de TI, como os DevOps (desenvolvimento de TI orientado à operação de negócios), Gerenciamento de Nuvem e Mobilidade. Então, vai ficar fora dessa?