O Futuro está nas APIs, por que investir nessa nova tendência?

Você sabe o que são APIs? Qual a sua importância no nosso cotidiano? Onde elas estão presentes? E quais os benefícios em se adotar uma estratégia de API?

Para você querer investir numa estratégia de API no seu negócio, primeiramente você precisa saber o que é de fato uma API e quais são os benefícios que ela pode trazer para você e sua empresa.

Existem diversos pilares que compõem a Economia das APIs. Você pode participar sendo uma empresa fornecedora de API: gerando valor para sua empresa, disponibilizando dados para que desenvolvedores produzam produtos associados à sua marca, difundindo os produtos da sua empresa em outros sites que utilizem de suas APIs para impulsionar seus negócios. Ou consumidora de API: engajando novos parceiros e acelerando a inovação da sua empresa, implementando APIs de uma fornecedora em sua estratégia de forma inovadora em seu site, tornando sua empresa mais digital. Também existem diversas formas de aplicar APIs em sua estratégia, fazendo seu uso de forma pública, privada à parceiros ou restrita para uso interno, tudo depende da sua estratégia! O fato é: A sua empresa necessita de uma API que complemente sua estratégia, seja ela pública ou privada.

  1. MAS AFINAL, O QUE É UMA API?

Uma API (Application Programming Interface), traduzindo, “Interface de Programação de Aplicativos”, funciona basicamente como uma ponte de comunicação entre dois ou mais sistemas. Na prática, é o backstage de uma interface – site, aplicativo ou programa – que permite a comunicação entre diversos aplicativos que estão interagindo uns com os outros, de forma a utilizar códigos de programação uns dos outros com a finalidade de integrar sistemas, fornecendo serviços mais completos e dinâmicos para o consumidor final.

  1. OK, MAS QUAL SUA IMPORTÂNCIA NO NOSSO COTIDIANO?

As APIs estão enraizadas no nosso cotidiano, porém, não são visivelmente notadas. Elas estão presentes em muitos sites e aplicativos que utilizamos no dia-a-dia. Um grande exemplo da presença de APIs à nossa volta é quando, por exemplo, entramos em um site de uma empresa que mostra sua localização pelo mapa do Google Maps. Ou seja, na prática, o Google Maps disponibilizou uma API para que o desenvolvedor do site da empresa possa usar esses códigos de maneira mais vantajosa para os usuários do site. Outro exemplo é quando alguns sites, em vez de solicitar o preenchimento de um formulário de cadastro, disponibiliza a função de “Login” por uma rede social (Facebook, Google+, Twitter, entre outros), sendo aproveitadas as informações de contato já inclusas no perfil da rede social, facilitando o processo de cadastro. De modo geral, a utilização de APIs compostas permite que várias funções estejam disponíveis por meio de uma programação.

  1. Onde as APIs estão presentes ?

Além dos exemplos citados acima, podemos citar diversas áreas que APIs são fortemente utilizadas no nosso cotidiano. No mundo B2B, APIs são utilizadas e fornecidas em diversas empresas, como, por exemplo, os Correios, que disponibilizam sua API para empresas que queiram agregar ao seu site, como lojas online, que ao preencher o CEP, identifiquem automaticamente o endereço, consultem a loja mais próxima, calculem o prazo de entrega, entre outras utilidades que permitem a integração dos sistemas para oferecer um melhor serviço. Outro grande exemplo de fornecedor de API é o Decolar.com, que permite a utilização de sua API pública para integrar os produtos do Decolar.com no site de uma empresa.

  1. Quais são os benefícios de uma API na sua empresa?

A Economia das APIs rege uma nova forma de inserir sua empresa no contexto de transformação digital. O mundo está cada vez mais digital e conectado, a tecnologia está sendo aderida pela grande massa da sociedade atual, e a adaptação da sua empresa à essas evoluções torna-se cada vez mais essencial. Uma estratégia de API é a nova pedida no que se refere ao upgrade da sua empresa para lidar com essas mudanças, desenvolvendo novas formas de alcançar seu público, impulsionando seus negócios, acelerando a inovação, engajando novos parceiros, atraindo desenvolvedores e alavancando mais leads.

Se infiltrar na Economia das APIs se torna um requisito para permanecer no mercado pujante, que cresce cada vez mais com o avanço da tecnologia e a adesão de tendências da transformação dos negócios digitais pelas demais empresas no mercado.  O que você acha de planejar uma estratégia de API para sua empresa agora mesmo e obter vantagem competitiva no termo de transformação digital?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *