Internet das Coisas (IoT): O Futuro Está Chegando!

 

Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT): A Revolução Tecnológica!

Já pensou se você pudesse controlar algum eletrônico da sua casa sem precisar sair de onde você está para isso? Uma invenção quase que mágica encantou à todos e foi muito bem aderida por conta das facilidades que oferecia, isso foi em 1955, na invenção do primeiro controle remoto, o Flash-Matic.

Na realidade de hoje, isso parece ultrapassado, mas seguindo esta mesma linha de raciocínio, a ideia vem sido evoluída, chegando a tal ponto que estamos caminhando em direção á uma revolução tecnológica. Essa nova tendência que promete revolucionar nosso estilo de vida dos próximos anos, vem ganhando espaço no mercado. Ainda é limitada, mas em um futuro nada distante, todos (ou a maioria) terão acesso e revolucionarão seu cotidiano com a Internet das Coisas, ou Internet of Things, em inglês.

O que é exatamente a Internet das Coisas?

Internet das Coisas é a 3ª geração da internet, que se define pela relação de pessoas, processo de dados e objetos conectados à rede. Ou seja, todas as “coisas”, e a expressão é realmente no sentido literal: eletrodomésticos,  fechaduras de porta, janelas e luzes da sua casa, seu carro, seu relógio, enfim, todas as coisas que estão ao seu redor e que fazem parte da sua vida cotidiana, conectados à rede de internet. Isso cria uma integração do mundo físico e o digital, os objetos se “comunicam” uns com os outros, facilitando ações do dia-a-dia, além de ser objetos que são inteligentes, capazes de analisar dados e iniciar uma ação pelos dados analisados.

Quais são as aplicações da Internet das Coisas no dia-a-dia?

Agora que você já sabe a teoria, imagina que você ao acordar, o despertador acionará a cafeteira para já ir preparando o café e a cortina para ser aberta e entrar a luz do sol. Entrando no seu carro inteligente, conectado à sua casa, ao trancar a porta de sua casa com a trava por biometria, seu carro automaticamente regulará a temperatura e abrirá a porta, ao entrar no carro, o reconhecimento facial é acionado, dando partida no carro e selecionando uma playlist para ser tocada, saindo da sua residência, o sensor abrirá automaticamente o portão, e o GPS indica o caminho com menos trânsito. Ao sair do trabalho, entrando no seu carro, você recebe um alerta sobre quais produtos estão faltando em sua geladeira para fazer o jantar, e automaticamente indicar por meio do GPS do seu carro o estabelecimento comercial mais próximo para comprar aquele produto em falta, além de indicar outros produtos que estão próximos à data de vencimento e elaborar uma lista de compras à fazer, podendo ser configurado com seu cartão de crédito para fazer compras pela própria geladeira, ou que você possa controlar pelo seu smartphone. Ao se aproximar da sua casa, já é preparada sua chegada, regulando a temperatura ambiente, ascendendo as luzes, entre outras coisas. E estes são somente alguns exemplos de como a vida será imensamente mais fácil e incrivelmente mais dinâmica, com objetos da sua casa inteligentes, que permitem essa conexão entre pessoas, coisas e ambientes por meio da rede de internet.

Essa nova tendência futurística já é uma realidade! E está em explícita expansão.

Apesar de no contexto de negócios ainda estar engatinhando, por conta do risco que é apostar numa ideia revolucionária de automação digital e também por ser algo que requere muito investimento, a Internet das Coisas já está ganhando grande espaço no mercado, com produtos já comercializados, como o relógio SmartWATCH, a pulseira Nike FuelBand, geladeiras e carros inteligentes, entre outros!

E você? Acha que está em um futuro distante? Ou que a Internet das Coisas já faz parte da nossa realidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *