A Importância de DevOps nos Seus Negócios

A Transformação Digital está vindo para revolucionar os negócios. Isso é fato. E cada passo que evolui este conceito, empresas correm para dar um upgrade nos negócios e não ficar de fora dessa revolução tecnológica.

O termo DevOps não é extremamente novo, foi utilizado pela primeira vez por John Allspaw e Paul Hammond, durante uma apresentação do trabalho “10+ Deploys Per Day: Dev And Ops Cooperation at Flickr” na conferência Velocity da O’Reilly, em 2009.

O que é DevOps?

DevOps se origina da junção das palavras Development e Operations. Há muitas definições distintas sobre o termo, uns consideram como um movimento, outros como uma cultura, um conceito, uma filosofia, uma metodologia, e assim por diante. Independente do que cada um considera, o objetivo é o mesmo: integrar a área de desenvolvimento de software e a área de operações (sysadmin), gerando a colaboração entre as equipes, agilizando o processo, acelerando a produção e trazendo mais resultados para a empresa na entrega de soluções de qualidade em menor tempo.

Qual a importância de DevOps nos negócios?

Aderir à cultura DevOps nos negócios é uma evolução interna que aperfeiçoa a área de TI, integra as duas áreas para ter uma melhor comunicação e colaboração.   Developers são responsáveis por desenvolver softwares, criar e aprimorar aplicações de maneira ágil e eficiente. Sysadmin são responsáveis por rodar estas aplicações, monitorar o funcionamento, avaliar e propor melhorias, garantindo que rode de forma rápida e estável.  O profissional DevOps é a ponte entre o Dev e Ops, que conhece a área de infraestrutura muito bem, tendo a visão de monitoramento, diagnóstico e avaliação para manter a performance, e entender os processos de desenvolvimento ágil, focando na agilidade e eficiência de desenvolvimento de aplicações.

Qual retorno pode trazer?

Os profissionais de infraestrutura (Ops) se tornam mais eficientes usando métodos ágeis e mais organizados, as entregas e feedbacks são mais rápidos e contínuos. Enquanto a equipe de Dev passa a contar com um ambiente de desenvolvimento contínuo e testes automatizados. Ou seja, diminui incidentes, custos e riscos, aumentando o valor do negócio.

A Cultura DevOps é um movimento que está ganhando espaço dentro das empresas pelas inúmeras melhorias e aprimoramentos que pode trazer para a organização. Além de integrar duas áreas que anteriormente havia uma rivalidade, tornando-as colaborativas entre si, consequentemente torna-os mais rápidos, ágeis e eficazes em trazer resultados.

O que acha de implantar esta cultura de cooperativismo na sua empresa e garantir mais resultados?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *