O que é Big Data e Como Suas Soluções Podem Revolucionar Seus Negócios?

Você já parou para pensar em quantos dados nós acessamos e geramos por dia?

Quantas pesquisas fazemos no Google, o que curtimos no Facebook, quantos sites nós temos cadastro ou acessamos diariamente, quantos vídeos assistimos no Youtube, quantas fotos tiramos e postamos em nossas redes sociais todos os dias? Imagine essa quantidade de dados multiplicados por cada pessoa no mundo que utiliza diariamente dispositivos móveis como smartphones, tablets, notebooks, etc. Deve ser muita informação, não é mesmo?

Cada vez mais as pessoas estão gerando e armazenando mais dados, ao passar dos anos, as ferramentas de armazenamento estão aumentando sua capacidade exponencialmente, e o que antes era considerado muito, torna-se muito pouco. Antigamente, um disquete tinha capacidade de armazenamento de 1.44Mb, substituídos por CDs, com seus incríveis 700Mb, equivalente a 486 disquetes, e que hoje em dia, com HD externos de 1TB (equivalente a inacreditáveis 5.825.422 disquetes) comercializados em quase todas as lojas de informáticas.

Mas, Big Data não trata somente de armazenamento de dados, foi somente uma reflexão de como a evolução de armazenamento de dados é importante no nosso cotidiano.

O tempo todo compartilhamos dados, principalmente quando entramos em nossas redes sociais. Há uma base de dados inimaginável armazenados na nuvem, aplicações móveis e mídias como Facebook, Google, Twitter, enfim, basicamente tudo que acessamos. Através de informações como por onde estivemos, quem são nossos amigos, fotos, vídeos, publicações e textos que compartilhamos, páginas que curtimos, o Facebook é capaz de saber seus interesses, sugerir pessoas que talvez você conheça, sugerir páginas que talvez você tenha interesse em seguir, e através da ferramenta de reconhecimento facial nas suas fotos, pode-se saber onde você esteve e quem estava com você. Assim como no Google, ao iniciar a digitação de sua pesquisa, é possível visualizar diversas sugestões, de acordo com a quantidade de pesquisas realizadas daquele mesmo assunto, é como se o Google tentasse prever o que você está tentando pesquisar de acordo com quantas pessoas já pesquisaram a mesma coisa. Isso funciona através de APIs.

O Big Data, traduzido do inglês ao pé da letra, significa “grandes dados”. Mas o que exatamente isso significa? Como o Big Data é utilizado? Qual sua importância para os negócios?

O Big Data não é utilizado somente para armazenamento de uma imensa quantidade de dados, e sim para uma aplicação muito mais inteligente, para isso, é necessária uma ferramenta preparada para gerenciar tudo isso. Baseia-se então, pelos 5 V’s: velocidade, volume, variedade, veracidade e valor dos dados.

Volume dos dados, tanto estruturais quanto não estruturais, como pode perceber, é imenso, e cresce exponencialmente a cada dia.

Variedade das informações é decorrente ao grande volume de dados coletados e armazenados em diferentes formatos (vídeos, textos, fotos, etc) e originados de diversas fontes.

Velocidade em que os dados são coletados necessita ser proporcional à velocidade em que são processados, para que o tratamento (análise, captura, armazenamento), para que seja um processo e tempo de resposta eficiente.

Veracidade do dado é testada para que não haja fraudes, a limpeza e validação da informação é imprescindível para a substancial redução de risco e eficiência operacional.

Valor de um dado, depois de verificado, é extremamente importante para a interpretação e tomada de decisão a partir da análise.

Este cinco tópicos, quando integrados, formam o conceito de Big Data, que prega que de nada adianta o armazenamento de uma grande massa de dados sem que haja um processamento ágil para que os mesmos sejam validados e que gerem valor estratégico para a organização.

Qual a importância para os negócios?

Através de uma plataforma de Big Data você tem uma grande quantidade de dados que, quando analisados, se transformam em informação. E a utilização correta dessas informações tem o potencial de gerar valor estratégico para sua tomada de decisão, sabendo o seu público-alvo e seus respectivos interesses, você pode desenvolver produtos e serviços de acordo com a necessidade, procura e hábitos de compra com cliente, sites mais visitados, buscas recentemente realizadas e todo esse histórico. A partir da conexão de diversos sistemas de dados juntamente com analytics, que permite a visualização dessas estatísticas e assim, possibilita elaborar suas ações futuras a partir de dados, automação do tempo e redução de riscos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *