Status das APIs: Relatório de Impacto das APIs nos Negócios Digitais

Sua empresa está preparada para se tornar digital?

Com a explosão do uso de smartphones, a sociedade atual anseia por novas tecnologias e experiências digitais. Hoje, vivemos em um mundo cada vez mais digital. Nossas transações bancárias são feitas por internet banking, nossas compras são feitas por lojas e-commerce, filmes e séries estão sendo assistidos pela internet, não mais por televisores ou aparelhos de DVD.

Nosso cotidiano está se tornando digital, e consequentemente, os negócios também. O modo de fazer negócios mudou, o comportamento dos consumidores mudou, e é necessário que as empresas adotem uma nova abordagem de atendimento ao cliente, de formação de parceiros e adesão por tecnologias, tornando-se imprescindível a transformação digital nos negócios.

Falando de transformação digital nos negócios, é impossível as APIs ficarem de fora. As APIs estão impulsionando a transformação digital em todos os setores da indústria, como Tecnologia, Varejo, Serviços de Informação, Mídias e Telecomunicações. As empresas estão abraçando rapidamente uma estratégia de API-Centric para aumentar seus negócios digitais a fim de engajar novos parceiros, impulsionar os negócios e garantir a melhor experiência do cliente.

Este relatório analisa o impacto da utilização das APIs no caminho da transformação digital em diferentes indústrias, e as melhores práticas de API Driven para cada empresa.   O relatório é baseado em centenas de bilhões de APIs que trafegaram pela Nuvem em 2014 e 2015 dadas pelas centenas de clientes de toda a rede global da Apigee, de 24 data centers.

apigeegraf2016

O Mercado das APIs

O aumento do ritmo da transformação digital nas empresas é evidenciado pelo grande crescimento do tráfego de APIs, que cresceu 2.8 vezes de ano a ano. Empresas estão buscando uma variedade de iniciativas de transformação digital, que se enquadram em três áreas principais:

  • Excelência em experiência do cliente (B2C)

As iniciativas de experiência do cliente que visam envolver os clientes através de experiências mobile e outros canais foram responsáveis ​​por aproximadamente 40% de todas as iniciativas digitais, e são responsáveis por movimentar 4x mais o tráfego de APIs.

  • Expansão do ecossistema de parceiros (B2B)

Iniciativas para expandir as capacidades através de canais parceiros e ecossistemas representaram 55% de todas as iniciativas de transformação digital.

  • Eficiência operacional

Apenas 5% das iniciativas de transformação digital está focada no aumento da produtividade, que compreende em capacitar as equipes de vendas e de suporte para entregar valor ao cliente.

apigeegraf2016_2


Maturidade Digital

A maioria das empresas estão no início de sua maturidade digital. Serviços de Informação e de Tecnologia são as mais desenvolvidas neste quesito, já que seus principais ativos são digitais. Enquanto outras indústrias como Varejo e Mídia, estão bem próximos de alcançar a maturidade digital.

Cerca de dois terços das empresas têm um programa API pública, que eles usam para se conectar com parceiros e desenvolvedores. Nisso, foi constatado que essas empresas viram que seu tráfego de crescimento triplicou em relação ao ano anterior.

 

Uso da Tecnologia

As empresas estão usando plataformas de gestão API para gerenciar uma variedade de equipes de desenvolvedores dentro e fora da empresa para conduzir um desenvolvimento de aplicativos eficaz, e garantir, escalar, analisar e gerir as suas APIs.

  • Para acelerar as iniciativas digitais sem interromper os seus back-ends, 85% das empresas estão aplicando lógica de negócios nas camadas de API.
  • 74% das empresas usam OAuth para a segurança.
  • 72% das empresas utilizam as políticas de proteção contra ameaças na camada de API.
  • 68% das empresas utilizam o gerenciamento de cotas e 72% utilizam políticas de detenção na camada de API para gerenciar o tráfego.

Empresas iniciam sua jornada digital com projetos digitais discretos, e com o número de equipes e desenvolvimento de projetos tendenciado a crescer, passam a criar um programa de APIs. Ao longo do tempo, as empresas vêm desenvolvendo mais experiências digitais alimentados por APIs, aumentando o ecossistema de desenvolvedores e parceiros que usufruem dos seus principais ativos, impulsionam a inovação e rede de uma plataforma digital.

Os negócios digitais bem-sucedidos estão deixando a sua concorrência para trás. Uma abordagem API-centric permitirá sua empresa a acelerar suas iniciativas digitais e impulsionar seu negócio.

Centenas de clientes Apigee aceleraram suas iniciativas digitais com a plataforma de gerenciamento API.

Sua empresa está preparada para se tornar digital?

Baixe agora O Status das APIs: Relatório de Impacto das APIs nos Negócios Digitais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *