Hackathons: Fórmula rápida para a inovação

Você sabe o que é um Hackathon?

O termo resulta da combinação das palavras “hack” (“programar de um jeito excepcional”, na linguagem de ciência da computação), e “marathon” (maratona), ou seja, Hackathon é uma maratona de desenvolvimento ou maratona de programação.

Hackathon é uma competição que tem como objetivo reunir diversos programadores, desenvolvedores, arquitetos e designers para desenvolver um projeto inovador em cima do tema proposto pelo organizador, proporcionando premiações para os 3 melhores projetos.

Há sempre um tema para a solução que será desenvolvida em torno de um problema,

O ambiente do Hackathon é sempre descontraído. O organizador tem o dever de prover o conforto aos participantes em troca de receber, a curtíssimo prazo, um projeto inovador para aplicar no seu negócio. Então, um local com boa estrutura de internet, mesas e cadeiras adequadas e confortáveis, comida e espaço agradável são imprescindíveis.

Pizza, energético e muita programação são as características principais desse evento que dura em torno de 2 dias a 1 semana, equipes formadas geralmente por 4 ou 5 integrantes, que trazem seus respectivos notebooks e smartphones, conectam ao wifi e programam por horas sem parar.

Para a classificação dos projetos são analisados critérios: utilidade, experiência do usuário, alcance da solução, criatividade, inovação e originalidade, qualidade do código (clareza, modularização, facilidade de manutenção e documentação).

Investir em Hackathons é um modo rápido para adquirir uma nova solução, aplicativo ou software em torno de um problema proposto pensado por programadores e desenvolvedores. Além de investir na comunidade de desenvolvedores, engajando mentes incríveis a desenvolver uma solução dedicada à sua empresa, você estará acelerando a inovação da sua empresa.

Promovendo a comunidade de desenvolvedores com prêmios como intercâmbios, eventos e novas tecnologias, sua empresa colabora com o avanço da inovação, melhorias, evolução e expansão de novas tecnologias, mentes pensantes e projetos inteligentes.

Quer investir em Hackathons e acelerar a inovação da sua empresa? Nós do API Connect somos especialistas em Hackathons!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *